Auditorias fiscais realizadas pela Receita Estadual que constataram fraudes no recolhimento de ICMS em empresas da Região da Serra serviram de base para o Ministério Público Estadual apresentar denúncia contra dez empresários das cidades de Bento Gonçalves e Caxias do Sul. As fraudes resultaram em sonegação fiscal superior a R$ 4,5 milhões.
Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda, as principais irregularidades constatadas nas auditorias foram a utilização de créditos fiscais irregulares, a falsificação de documentos fiscais e a omissão e adulteração de registros em livros fiscais. As empresas nas quais os indícios foram constatados atuam nos setores de frigorífico, vestuário, móveis, metalúrgico e metal-mecânico.
Conforme o Chefe da Divisão de Fiscalização da Receita Estadual, Mario Luis Wunderlich dos Santos, a intensificação da parceria institucional entre a Receita Estadual e o Ministério Público tem produzido excelentes resultados na responsabilização dos sonegadores. Ele destaca, ainda, estar prevista para o mês de julho a entrega de mais uma remessa de autuações da Receita Estadual à Promotoria Especializada no Combate aos Crimes Tributários.
Fonte: Governo do RS