O juiz de Direito Gérson Ferreira Paes assume hoje uma das vagas de desembargador do Tribunal de Justiça. A cerimônia de posse está marcada para às 9h30 e a investidura no cargo se dará em sessão solene extraordinária do Tribunal Pleno, com lugar no Plenário 1 do Palácio da Justiça. Escolhido para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Omar Rodrigues de Almeida, em julho deste ano, pelo critério de antigüidade, o juiz Gerson Ferreira Paes jurisdicionava como titular da Quinta Vara Especializada de Fazenda Pública da Comarca de Cuiabá. Paes é o mais antigo em atividade, tendo ingressado na carreira da magistratura em dezembro de 1983 e na Entrância Especial em junho de 1991. A votação realizada pelo Pleno na quinta-feira (11) contou com decisão unânime dos membros que acompanharam o voto do presidente do TJ, desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, e o escolheram dentro do critério de antigüidade.
Ferreira Paes disputou a vaga com outros três magistrados, que apresentaram requerimentos de inscrição. Maria Erotides Kneip Baranjak, titular da Primeira Vara Criminal da Comarca de Várzea Grande; Círio Miotto, juiz substituto de Segundo Grau; e Serly Marcondes Alves, titular do Primeiro Juizado Especial Cível do Centro, também postulavam a vaga de Omar Almeida.
O Tribunal Pleno é composto por 30 desembargadores, mas atualmente conta com 28 integrantes em virtude de duas vagas em aberto. A primeira, preenchida ontem foi em razão da aposentadoria de Omar Rodrigues de Almeida. A outra vaga compete ao Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT), que já registrou a inscrição de 20 advogados que almejam uma vaga no TJ.