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18 de abril de 2024O volume de transações on-line realizadas pelas empresas registrou crescimento de 10,22%, no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a R$ 92,38 bilhões, segundo um levantamento realizado pela consultoria especializada em TI (Tecnologia da Informação), E-Consulting.
Até o final do ano, a expectativa é que o volume de transações apresente expansão de 19%, em relação a 2010, totalizando R$ 1,13 trilhão.
O crescimento pode ser explicado pela continuidade da tendência por transparência, governança e controle nas relações e transações comerciais entre empresas e fornecedores, a automatização do processo de compra e venda via e-marketplaces e soluções de e-procurement, que contribuem diretamente para a eficiência operacional das empresas, além do crescimento da importância de novas modalidades de transações de B2B, como B2B2C, B2B2B.
Outros motivos
Além disso, o sócio-fundador da E-Consulting e coordenador do estudo, Daniel Domeneghetti, aponta motivos como o aumento dos investimentos em plataformas de e-commerce e ferramentas de gestão de conteúdo (catálogos on-line) pelas empresas, a continuidade dos investimentos em integração end-to-end (gestão de pedidos, ERP, ferramentas financeiras, entre outras) e integração multicanal, oportunidade para aumentar a base de clientes e atuação geográfica.
Somada a isso está o aumento da importância atribuída à habilidade do próprio cliente em gerenciar o histórico das transações e pedidos com seus fornecedores.
Os dados revelam ainda que, apesar do bom desempenho do setor, houve redução de 1% na taxa de crescimento do indicador B2BOL no primeiro semestre desse ano, se comparado ao mesmo período em 2010.
A queda pode ser explicada pelas medidas adotadas pelo governo de frear o consumo e cortar a alta da inflação. Adicionalmente, a indústria vem sofrendo concorrência com produtos importados, o que contribui ainda mais para a desaceleração da taxa de crescimento.
Transações em 2010
No ano passado, o volume de transações on-line totalizou R$ 948 bilhões, que representam aumento de 21% em relação a 2009. No período entre 2004 e 2010, o crescimento registrado foi de 17%.
O resultado aponta a importância deste segmento dentro do comércio eletrônico, já que as empresas utilizam o B2B para ganhos de desempenho, redução de custos, otimização de processos e gerenciamento da informação em práticas transacionais (compra, vendas, estoques, logística, entre outras).