JUSTIÇA DE SÃO PAULO DETERMINA QUE O MUNICIPIO AUTORIZE A EXPEDIÇÃO DE NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS.
9 de fevereiro de 2024Por que Rússia deve crescer mais do que todos os países desenvolvidos, apesar de guerra e sanções, segundo o FMI
18 de abril de 2024Rio de Janeiro – O setor de bens de capital, de alto valor agregado, espera que as novas medidas de política industrial do governo tragam a desoneração tributária, com isonomia em relação aos demais países, além de alongamento dos financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Aguarda também a redução da Taxa de Juros de Longo Prazo(TJLP) praticada pelo BNDES em suas operações.
\”Bens de capital, isto é, máquinas e equipamentos sob encomenda, não são tributados no mundo inteiro. Quando uma empresa decide fazer investimentos e, portanto, comprar máquinas, elas não são tributadas. Não existe imposto sobre máquinas na Europa, nos Estados Unidos e na China\”, disse o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), José Velloso Dias Cardoso, em entrevista à Agência Brasil.
No Brasil, entretanto, o investimento \”é fortemente tributado\”, disse Cardoso. Os tributos representam um terço da máquina produzida no país, sendo o principal custo o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). \”O que esperamos do governo é a desoneração do investimento. Ou seja, que o componente imposto seja reduzido no custo do investimento.\” Ele explicou que isso poderia ser feito através da compensação rápida desses impostos pelos adquirentes das máquinas.
Fonte: Agência Brasil