Mais de 40 processos vão julgamento do TCE no dia 23
22 de setembro de 2008Blog do Josias: Julgamento do TSE pode provocar reviravolta no Rio
24 de setembro de 2008Redefinir o regimento interno e o planejamento estratégico para o período de 2009 a 2011 do Centro Integrado de Atendimento ao Cliente (CIAC) da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz/MT), conforme as diretrizes da área da receita pública do órgão. Esta é a principal finalidade do Encontro dos Gerentes das Agências Fazendárias Pólos, que começou nesta terça-feira (23.09) e será realizado até quinta-feira (25.09), em Cuiabá.
A reformulação deve-se ao fato de o CIAC ter passado a estar subordinado à Secretaria-Adjunta da Receita Pública, em junho deste ano. Desde que foi criado, em 2004, o CIAC estava vinculado, diretamente, ao gabinete do secretário de Fazenda.
Durante os três dias do encontro, será elaborada uma proposta de redefinição do regimento interno e do planejamento estratégico do CIAC. A proposta deve ser encaminhada ao secretário-adjunto da Receita Pública, Marcel Souza de Cursi, até o dia 30 de setembro, para avaliação. “A mudança de vinculação do Centro de Atendimento ao Cliente visa a instituir mais afinidade com as diretrizes da área da receita pública, com vistas a que o contribuinte cumpra, espontaneamente, com suas obrigações tributárias”, explica a superintendente do CIAC, Marisa de Fátima Leão Castillo.
Na abertura do evento, o assessor especial da Sefaz, Vivaldo Lopes, salientou que a decisão de vincular o CIAC à Secretaria-Adjunta da Receita Pública tem como finalidade reforçar a atuação do Centro de Atendimento ao Cliente, a fim de assegurar atendimento com presteza, eficiência e eficácia aos contribuintes, visando à satisfação plena dos cidadãos/usuários, o que, em tese, contribui para garantir a realização da receita pública. Vivaldo Lopes ressaltou que, para tanto e para subsidiar os trabalhos internos na Sefaz, a atual administração da Fazenda Estadual está promovendo investimentos na capacitação dos servidores fazendários, na consultoria para aperfeiçoamento institucional e em modernos sistemas de tecnologia da informação.
O secretário-executivo do Núcleo Jurídico e Fazendário, Benedito Nery Guarim Strobel, salientou que a unidade a qual gerencia vai prover os recursos necessários e possíveis para que o CIAC possa executar, a contento, as ações nessa nova fase.
Também estiveram na abertura do evento o chefe de gabinete da Secretaria de Fazenda, Jorge Merquíades de Magalhães, o assessor de Relacionamento com a Sociedade, Luiz de França Borges Neto, o assessor técnico Sidney de Almeida Ferreira, a agente de Administração Fazendária, Magda Carvalho Dorileo, que representou o assessor de Serviços Fazendários, Mário Márcio Pereira Lopes, entre outros servidores. O encontro tem também a participação do Grupo de Apoio à Gestão Estratégica (GAGE) da Sefaz.
Há 10 Agenfas Pólos: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra, Sinop, Lucas do Rio Verde, Água Boa, Barra do Garças e Sorriso.