Projeto-piloto de emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico avança em MT
31 de agosto de 2008Piratini se enfeita para receber o Bird
2 de setembro de 2008Como é possível que, em menos de uma década, durante tempos de paz, democracia e em plena hegemonia do pensamento liberal, a carga tributária do Brasil tenha crescido tanto?
O jornalista Gustavo Patu, coordenador de economia da sucursal da Folha de S.Paulo em Brasília, traça o panorama da história recente dos tributos brasileiros e explica esse fenômeno no livro
\”A Escalada da Carga Tributária\” , da Publifolha. Do Plano Real à criação da Super-Receita, Gustavo Patu aborda os planos econômicos, as políticas de governo e os demais fatores que produziram o aumento da carga tributária no país.
O jornalista explica porque todas as propostas de reformas tributárias foram paralisadas. E mostra porque os tributos indiretos produzem uma distorção perversa.
\”Não são os empresários quem têm mais a reclamar. Nem os ricos. Na tributação sobre o consumo, quanto menor a renda, maior será a parcela tomada.
Sabe-se que os pobres brasileiros arcam com um custo desproporcionalmente alto para o financiamento do Estado\”, explica o jornalista.
\”A Escalada da Carga Tributária\” mostra ainda os efeitos danosos dessa carga. Os altos impostos fazem com que os produtos nacionais (em especial os mais elaborados) percam mercados no exterior e, ao mesmo tempo, dificultam a compra de máquinas, veículos e equipamentos importados.
O livro integra a Série 21 , coleção de livros breves, no formato de ensaio, reportagem ou entrevista, que tratam dos temas urgentes que definem este início de século, com espaço para comentá-los e explicá-los de maneira atualizada e sintética. A série conta ainda com o volume \”Terror Global\”.