Números do quarto trimestre já mostraram os efeitos da crise financeira internacional na economia brasileira.
A economia brasileira cresceu 5,1% em todo o ano passado, mas registrou forte desaceleração no quarto trimestre, quando o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 3,6% em relação ao terceiro trimestre, pior resultado desde o início série histórica, em 1996. Os números do quarto trimestre já mostraram os efeitos da crise financeira internacional na economia brasileira. A crise se agravou após a quebra do banco de investimentos norte-americano Lehman Brothers, em meados de setembro de 2008.
Na comparação com o último trimestre de 2007, o PIB do quarto trimestre do ano passado subiu 1,3%. Por setores, o PIB da indústria apresentou queda de 7,4% no período entre outubro e dezembro de 2008 em relação ao trimestre anterior. No mesmo período de comparação, o PIB da agropecuária recuou 0,5% e o PIB do setor de serviços teve contração de 0,4%.
Em relação ao último trimestre de 2007, o PIB da indústria caiu 2,1%; o da agropecuária subiu 2,2% e o PIB de serviços teve alta de 2,5%. Os números foram divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O PIB é a soma das riquezas produzidas pelo País.