JUSTIÇA DE SÃO PAULO DETERMINA QUE O MUNICIPIO AUTORIZE A EXPEDIÇÃO DE NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS.
9 de fevereiro de 2024Por que Rússia deve crescer mais do que todos os países desenvolvidos, apesar de guerra e sanções, segundo o FMI
18 de abril de 2024Os fundos hedge estão enfrentando uma segunda rodada de saques, depois que vários grandes investidores atingidos pelo suposto esquema de fraude de US$ 50 bilhões de Bernard Madoff começaram a liquidar portfólios. A afirmação é de algumas das maiores gestoras de \”hedge funds\” do mundo.
A escala das retiradas não é tão ruim quanto as registradas pelo setor em outubro e novembro, mas é significativa o suficiente para criar problemas para os gestores, que ainda lutam com a ressaca dos pedidos de saques do ano passado. \”Para aqueles gestores de fundos hedge que estavam com a mão na testa dizendo que não aguentavam mais os saques, Madoff representa um novo golpe\”, diz o diretor de um grande fundo hedge dos EUA. \”É uma outra onda, por um motivo diferente.\”
Os fundos hedge foram atingidos por resgates estimados pelo Morgan Stanley em 20% – perto de US$ 400 bilhões – no segundo semestre do ano passado, com outros 10% a 20% devendo ocorrer até o segundo trimestre. Isso forçou os gestores a se desfazer de ações, bônus e derivativos para levantar dinheiro e contribuiu para as grandes oscilações de alguns ativos populares entre os fundos hedge nos últimos meses.
\”As pessoas que foram afetados por Madoff terão em alguns casos saques terríveis\”, diz Bruce Hamilton, analista do Morgan Stanley. Os grandes pedidos de resgates da parte de fundos de fundos hedge e private banks atingidos por Madoff parecem ter o objetivo de levantar dinheiro em preparação para grandes retiradas dos clientes finais, afirmam os gestores.
A medida mais extrema até agora é a da Optimal Investment Services, gestora de fundos de Genebra controlada pelo Santander, que está liquidando sete fundos especializados \”hedge funds\”, depois que o uso de Madoff como um dos seus gestores afetou sua imagem.
Mas outros grandes investidores prejudicados por Madoff – a maioria baseados em Genebra ou arredores – também apressaram os saques dos fundos hedge depois que Madoff foi preso em dezembro, segundo os gestores. Por causa do grande período de carência na retirada dos \”hedge funds\”, muitos não conseguirão o dinheiro de volta antes do fim de março.
\”Aqueles que foram muito prejudicados estão sacando tudo\”, diz o fundador de um grande fundo de hedge de Londres. \”É brutal.\” Outro grande fundo de Londres diz que está assumindo que todo, ou quase todo, o dinheiro aplicado por aqueles que foram prejudicados por Madoff, será sacado. Até mesmo os private banks que evitaram Madoff afirmam que a confiança dos clientes nos fundos de hedge foi duramente abalada pela suposta fraude.