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18 de abril de 2024As exportações de calçados brasileiros registraram queda de 25,8% de janeiro a setembro desde ano. Segundo dados da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), baseados nas informações da Secex (Secretária do Comércio Exterior), em contrapartida, os embarques aumentaram 19% sobre o mesmo período do ano passado.
No período, o País embarcou 66 milhões de pares de calçados, o que gerou um faturamento de US$ 777,1 milhões. Para se ter uma ideia, nos primeiros sete meses do ano passado, este valor foi de 89 milhões de pares, cuja receita registrada atingiu US$ 901 milhões.
Principais compradores
Parte da reação negativa observada no setor é consequência da redução do volume de importações feitas pelos Estados Unidos (-70,2%) – considerado o principal comprador de calçados nacionais. Até julho, o país importou 7 milhões de pares, o que rendeu um faturamento de US$ 146,1 milhões. No mesmo período do ano passado, foi registrada a importação de 23,6 milhões de pares, o que gerou faturamento de US$ 228,7 milhões.
O Reino Unido, que apresenta o preço médio mais alto pago pelo calçado brasileiro (US$ 23,77 por par), também reduziu suas compras pela metade. Neste ano, a compra de pares foi de 2,2 milhões, contra cerca de 5 milhões adquiridos no mesmo período do ano passado. O faturamento ficou em US$ 61,5 milhões em 2011, cerca de 44,2% menos que em 2010, quando foram registrados US$ 110,1 milhões.
As exportações para a Itália também caíram. De janeiro a julho deste ano, foram vendidos 2,6 milhões de pares, contra 3,8 milhões no mesmo período de 2010. O faturamento, que foi de US$ 77,8 milhões no ano passado, caiu para US$ 53,2 milhões neste ano.
Apenas a Argentina – segunda maior compradora de produtos nacionais – contribuiu para o crescimento das exportações brasileiras: no período foi registrado um aumento de 27,3% em volume de vendas e 35,8% no faturamento em questão. Para se ter uma ideia, foram comprados pelos argentinos em 2011 cerca de 5,7 milhões de pares. No ano de 2010 este número não passou dos 4,5 milhões. Já o faturamento, que era de US$ 76 milhões no ano passado, ficou registrado em US$ 103,3 milhões.
Importação
Em relação às importações, a Abicalçados aponta que apresentaram crescimento de 19% em quantidade e de 43,6% em valores pagos nos sete primeiros meses do ano. As estatísticas são resultado da compra de 20,9 milhões de pares estrangeiros, a um custo de US$ 239,6 milhões, contra 17,6 milhões de pares do ano passado, a US$ 166,9 milhões.
Entre os principais países exportadores para o Brasil, estão China, Vietnã, Indonésia e Malásia. De acordo com o levantamento, da China vieram 7,5 milhões de pares – alta de 4,9% – e do Vietnã, 5,6 milhões de calçados.
Na sequência se destacaram também a Indonésia, com 2,9 milhões de pares aos brasileiros e a Malásia, com 1,8 milhão.