JUSTIÇA DE SÃO PAULO DETERMINA QUE O MUNICIPIO AUTORIZE A EXPEDIÇÃO DE NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS.
9 de fevereiro de 2024Por que Rússia deve crescer mais do que todos os países desenvolvidos, apesar de guerra e sanções, segundo o FMI
18 de abril de 2024O economista-chefe do Banco Mundial (Bird), Justin Yifu Lin, propôs ontem a colocação em prática de um novo Plano Marshall mundial para enfrentar a crise, permitindo aos países que não têm os meios relançar sua economia.
\”Precisamos mais imaginação, pelo que gostaria de propor um plano mundial no espírito do Marshall\”, afirmou Lin, em referência à iniciativa americana que permitiu retomar as economias europeias arruinadas pela Segunda Guerra Mundial.
\”Proponho que países com receitas elevadas, liderados por Estados Unidos e as nações mais ricas em reservas como China, além das exportadoras de petróleo, reúnam US$ 2 trilhões nos próximos cinco anos, ou cerca de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) dos países industrializados, para ajudar os mais pobres a participar de um plano de estímulo orçamentário em nível mundial\” disse Lin, durante entrevista à imprensa em Washington.
\”Prevemos uma recuperação econômica que se fará sentir em 2010\” mas \”há muitas, muitas incertezas. O risco de não atender a essas estimativas é realmente elevado\”, explicou Lin. O Bird publicou em dezembro suas previsões de crescimento global de apenas 0,9% est ano, enquanto que o volume de intercâmbio retrocederia 2,1%.
O Plano Marshall original representou um êxito, contribuindo para que os anos do pós-guerra fossem o período de maior crescimento econômico da história da Europa.