Em sua pior queda desde o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o comércio global diminui aproximadamente 12% no acumulado de 2009, refletindo os efeitos da crise econômica enfrentada no ano passado. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (24), pelo presidente da OMC (Organização Mundial do Comércio), Pascal Lamy.
Além de configurar um recuo sem precedentes na história do comércio mundial, a queda vista ao final de 2009 também foi maior que a diminuição de 10% projetada pela OMC em dezembro do ano passado.
De acordo com o presidente da organização, a queda evidencia a urgente necessidade de concluir negociações internacionais sobre a atividade.
Rodada Doha
A rodada Doha de negociações do comércio começou em 2001 e tinha como principais objetivos desfazer obstáculos que impedem o comércio com países subdesenvolvidos, por meio de um acordo que acabasse com os subsídios na agricultura e também com as tarifas cobradas por produtos industrializados.
O limite para a conclusão destas negociações já foi adiado por diversas vezes, sendo que os principais impasses referem-se a quanto os Estados Unidos e a União Europeia deveriam reduzir de seus subsídios para a agricultura e também sobre quais países em desenvolvimento deverão reduzir seus impostos.