O Banrisul, que atualmente realiza cerca de 3 mil operações mensais de
câmbio para turismo (entre venda de moeda estrangeira em espécie e
emissão de travel-checks), prevê que até o final de 2012 o volume de
negócios cresça entre 20% e 30%, impulsionado pelos cartões pré-pagos,
lançados nesta quinta-feira em parceria com a Mastercard. O impacto será
no setor do banco que movimenta, por semestre, até US$ 15 milhões.
A
novidade, batizada de Banrisul Mastercard Travel Card, poderá ser
emitida por qualquer agência do banco, conforme explicou o diretor
comercial, Jone Pfeiff. “Nas agências onde existe carteira de câmbio, a
emissão do cartão será feita no mesmo dia. Nas demais, o cliente
encaminha o pedido e recebe o cartão em até seis dias. As recargas, que
podem ser feitas tanto em dólares quanto em euros, estão disponíveis em
qualquer agência”, detalhou.
O presidente do Banrisul, Túlio
Zamin, ressaltou que a iniciativa é pioneira na região Sul, onde esse
tipo de produto vinha sendo ofertado apenas por corretoras de câmbio.
“Nosso grande diferencial é colocar esse produto disponível em toda a
nossa rede de agências. Atualizar as nossas plataformas e os nossos
produtos é, sem sombra de dúvidas, um desafio. Esta parceria com a
Master, a parceria do Banricompras com os cartões de créditos, já
anunciada, foi muito importante. Estamos convencidos de que precisamos
avançar nessa relação para aproveitar a expertise e a inteligência dessa
grande empresa”, disse ele.
Zamin ressaltou que o novo produto
oferece vantagens financeiras concretas, como a isenção de Imposto sobre
Operações Financeiras (IOF, de 6,38%) e o conhecimento antecipado da
taxa cambial. Por isso, acredita ele, a opção deve ganhar espaço frente
ao uso de cartões de crédito no exterior. Como esses cartões, o Travel
Card possui um chip integrado e poderá ser usado para fazer saques em
moeda local na rede de 1,8 milhão de caixas automáticos vinculados à
rede Mastercard no mundo inteiro, além de ser usado como meio de
pagamento direto nos 32 milhões de estabelecimentos comerciais
credenciados pela bandeira de cartões. “É um produto que, além de
vantagens financeiras, traz segurança, conforto e versatilidade para os
nossos clientes. Nesse mundo globalizado, de mobilidade, essa é mais uma
ação do banco dentro de nossa estratégia de focar no atendimento”,
ressaltou o executivo.
Para o vice-presidente comercial da
Mastercard, João Pedro Paro, o cartão pré-pago já faz parte da viagem
dos brasileiros e a modalidade, que atende as classes A e B em suas
viagens internacionais, também tem variações para atender os mercados de
frete, de incentivos e o mercado geral. Citando dados do Banco Central,
ele indicou que metade dos trabalhadores brasileiros recebem seus
salários em espécie e são o público potencial para a expansão de cartões
pré-pagos. “É um produto que completa a oferta de soluções das
instituições financeiras, que não deixam de atender aqueles que não têm o
perfil de crédito e de correntistas”, apontou.