Apesar da incerteza do cenário econômico brasileiro nos próximos meses, o País tem atraído o interesse de investidores externos, como os norte-americanos, com o restaurante Hooters. Depois da primeira tentativa, frustrada, de vingar no Brasil, a rede volta com um projeto de chegar a 16 restaurantes até 2014, a maioria em cidades-sede da Copa. Até o momento, a única unidade instalada no País fica no bairro da Vila Olímpia, zona sul de São Paulo , e já é a terceira loja do Hooters que mais fatura no mundo, atrás das de Tóquio e Cingapura. O objetivo da marca é movimentar R$ 100 milhões por ano no mercado brasileiro, com a abertura de novos restaurantes.
Na área publicitária, ontem os empresários do ramo viram mais um exemplo de interesse internacional. O grupo francês de propaganda e marketing Publicis anunciou a compra da agência brasileira DPZ depois de sete meses de negociação. “O grupo francês vem com força bastante para se tornar o maior capital estrangeiro publicitário no Brasil”, afirmou Rubens Fonseca, da consultoria Publicidade Agora. O valor da compra não foi revelado, mas no meio especula-se que 70% do capital somam US$ 120 milhões.
Prova de que a movimentação de capital externo está cada vez maior no País vem da pesquisa divulgada ontem pela KPMG, de recorde de fusões e aquisições no primeiro semestre do ano. De janeiro a junho foram feitas 379 transações, 8% a mais do que no mesmo período de 2010. As aquisições realizadas por estrangeiras tiveram o maior crescimento: 23% de janeiro a junho, ante igual período de 2010.