Du Pont não consegue estender validade de patente
20 de março de 2009Momento de ação global, por Barack Obama
24 de março de 2009Os fundos hedge internacionais tiveram em fevereiro uma perda média de 0,71%, o que reduziu o ganho acumulado no ano para 0,81%. Os dados são da Lyxor Asset Management, empresa de gestão de recursos do banco francês Société Generale, que acompanha os principais fundos do mercado.
Olhando por estratégia, o pior desempenho do mês passado foi da categoria de arbitragem de ações Long/Short Equity Long Bias, com -4,83%. Este e outros fundos ligados ao mercado de ações perderam com a piora das bolsas no mês passado. Já os fundos Market Neutral, que procuram ficar desvinculados das tendências do mercado, e os Short, que apostam na queda dos índices, se saíram melhor, explica Sebastien Lafosse, vice-presidente de da divisão Global Equity e Derivativos da Société Générale Americas Securities.
O Long/Short Ações Short ganhou 2,44% em fevereiro, na contramão dos mercados. Os fundos de estratégia Global Macro também perderam com a queda das bolsas. O aumento da volatilidade deteriorou as moedas estrangeiras, os preços das commodities e os mercados de renda fixa, prejudicando os que apostavam no iene e em papéis do Tesouro americano de longo prazo. Os CTAs, que trabalham tentando antecipar tendências do mercado, ganharam com apostas de venda (short) em ações, petróleo, commodities e juros. Já os fundos de Arbitragem Estatística, ou quantitativos, perderam com a queda geral das ações.