U.S. Stocks Advance on Fed Speculation
23 de agosto de 2011Case of Legacy pilots returns to Brazilian Civil Aviation Agency today
25 de agosto de 2011No fim da semana passada, em uma conversa com o economista André Rebelo, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), perguntei quais são os canais de risco para a transmissão da crise mundial ao Brasil. Ele pontou dois tópicos como os principais. Veja abaixo:
Exportação: Se os países que estão sofrendo muito com a crise diminuirem os seus níveis de consumo, as exportações brasileiras a essas nações vão diminuir. “E aí a produção industrial cai e, consequentemente, o crescimento econômico brasileiro”, comentou Rebelo. “Isso foi o que ocorreu em 2008″, emendou.
Consumo: O receio sobre o que vai acontecer com o mundo pode diminuir a confiança do consumidor brasileiro. Tal movimento geraria uma redução nos níveis do consumo interno — justamente o fator que segurou a economia brasileira nos últimos anos. “Mais um motivo para a desaceleração da economia brasileira”, comentou Rebelo.
Para o economista da Fiesp, no entanto, ainda não há perspectiva de tais movimentos acontecerem. “Por enquanto, essa crise só impactou a Bolsa de Valores no Brasil”, disse.
