A Comissão Europeia pediu nesta terça-feira (28) à montadora alemã Volkswagen que pague sem adiamentos indenizações aos consumidores prejudicados em toda a Europa pelo escândalo conhecido como \”Dieselgate\”, que explodiu em 2015.
\”Até agora, nem todos os consumidores foram indenizados\”, afirmou em um comunicado o comissário europeu de Assuntos Internos, Didier Reynders, antes de acrescentar que o grupo alemão \”não está disposto a trabalhar com organizações de consumidores para encontrar soluções adequadas\”.
Estas compensações, completou o comissário, devem beneficiar \”Não apenas os consumidores que residem na Alemanha, todos os consumidores devem ser indenizados\”.
Em resposta, a empresa alemã se limitou a comentar que sua \”posição legal não mudou\”.
O escândalo que explodiu há seis anos revelou que a empresa utilizou um software programado especialmente para alterar os resultados sobre emissões poluentes de seus motores a diesel entre 2009 e 2015.
\”A Comissão e as autoridades dos consumidores da UE consideram que as práticas comerciais da Volkswagen violam a lei de proteção do consumidor da UE no que diz respeito à comercialização de automóveis a diesel equipados com sistemas ilegais\”, afirmou a Comissão Europeia em sua nota oficial.
\”Também afirmam que a comercialização de tais carros a diesel foi um claro exemplo de uma prática enganosa proibida na UE\”, destaca a Comissão Europeia.
A instituição recordou que \”até o momento a Volkswagen aceitou apenas compensar os consumidores que residiam na Alemanha no momento da aquisição de um dos automóveis em questão.
Em declarações à AFP, Reynders acusou a Volkswagen de atuar \”de má-fé\” por excluir das compensações os consumidores europeus que não moram na Alemanha.
\”Acredito que nos corresponde fazer com que os consumidores europeus saibam que a empresa optou por deixar o tempo passar em uma tentativa de evitar o pagamento de indenizações, mesmo com o acúmulo de decisões judiciais\”, disse.
Até o momento, a empresa pagou quase 750 milhões de euros (875 milhões de dólares) a 235.000 proprietários de veículos na Alemanha, mas evita com mecanismos legais fazer o mesmo a respeito de milhares de processos individuais e coletivos no restante da Europa.
A Organização Europeia de Consumidores (BEUC) aplaudiu a decisão das autoridades competentes de \”finalmente\” pedir que a empresa pague as indenizações.
\”Seis anos após a explosão do escândalo \’Dieselgate\’, as autoridades nacionais da concorrência finalmente pediram à empresa para pagar as indenizações\”, declarou Monique Goyens, diretora da organização.
Um julgamento contra quatro ex-executivos da Volkswagen acusados pelo escândalo \”Dieselgate\” começou na semana passada na Alemanha, sem a presença do ex-CEO da empresa, o epílogo penal de um caso que abalou a imagem da montadora alemã.
Todos são acusados de fraude em grupo organizado e fraude fiscal com agravante relacionada ao escândalo.
Na semana passada, a justiça decidiu adiar – sem prazo definido – o processo contra Martin Winterkorn, CEO da empresa entre 2007 e 2015, de 74 anos, que acaba de passar por uma cirurgia.
Há um ano começou outro processo – que segue em curso – contra Rupert Stadler, ex-presidente da Audi e filial do grupo Volkswagen.