Revendedora de cosméticos tem vínculo empregatício
13 de janeiro de 2014Copa do Mundo não embala avanço da economia brasileira
15 de janeiro de 2014O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições fusão entre as empresas Portugal Telecom (PT) e Oi para formar uma nova companhia, denominada CorpCo. A operação consiste no aumento de capital estimado de R$ 13,1 bilhões na operadora brasileira. A nova empresa resultante do negócio controlará todas as atividades das duas operadoras no Brasil e no mundo.
Segundo documento do Cade, “atualmente a PT não presta diretamente serviços de telecomunicações no Brasil. A empresa detém, indiretamente, por meio da Bratel Brasil, ações da Oi e da Telemar Participações, holding que controla a Oi, que lhe permitem fazer parte de seu bloco de controle.
A Oi, por sua vez, oferece um amplo leque de produtos convergentes no Brasil, que incluem serviços de telefonia fixa e móvel, transmissão de dados, acesso à internet em banda larga, provedor de internet e TV paga. A Oi também detém, atualmente, 10% das ações da PT, por meio de sua subsidiária integral Telemar Norte Leste”.
Para o órgão antitruste, “no mercado de telecomunicações, a operação não gera concentração horizontal ou integração vertical significativa no País, dado que a PT somente atua no mercado brasileiro de telecomunicações por meio de sua participação acionária na própria Oi, e controla outras empresas que prestam serviços de tecnologia da informação a operadoras de telecomunicações (inclusive a Oi)”.
A aprovação da criação da nova companhia CorpCo está em despacho assinado pela Superintendência-Geral do Cade, publicado na edição desta terça-feira, 14, do Diário Oficial da União.
