Os brasileiros que moram sozinhos chegam a ter uma renda média 4,5 vezes maior do que nos lares com duas ou mais pessoas, de acordo com pesquisa feita pela Market Analysis.
O reflexo desse poder aquisitivo maior é o fato desses consumidores terem mais probabilidade de possuir cartão de crédito ou de lojas e usarem mais produtos financeiros como seguros, investimentos e previdência privada.
“Eles conseguem planejar melhor sua vida, exibem mais segurança financeira e demonstram um nível de endividamento menor”, avalia o relatório do levantamento.
Em nome da saúde!
Uma das grandes preocupações dos moradores solitários é a alimentação, mas eles gostariam de ter mais meios para garantir hábitos mais saudáveis, evitando doenças.
No cardápio desses brasileiros entram alimentos funcionais, homeopáticos, suplementos e vitaminas. Além disso, eles bebem menos refrigerante do que o resto da população e compram menos salgadinhos ou snacks.
O foco na saúde, entretanto, não reflete na prática de esportes. Essa é uma demanda latente que ainda não foi atendida, pois o formato atual das atividades físicas ofertadas não se encaixa ao perfil desejado.
Sustentabilidade
Outra característica marcante desses consumidores é que eles têm uma noção maior de responsabilidade ambiental, frente ao resto da população, e são os que estão mais dispostos a adaptar o seu estilo de vida para um modelo sustentável.
Entretanto, novamente eles não se sentem amparados pelas empresas, para que possam fazer escolhas mais responsáveis.
Perfil
De acordo com estudo da Market Analysis, as casas com apenas um morador têm predomínio de mulheres e de pessoas mais velhas (8 anos e meio de diferença com a média de idade dos que moram acompanhados).
Eles têm de três a quatro vezes mais chances de serem aposentados, em comparação com as pessoas que moram acompanhadas, e também de serem profissionais liberais ou chefes do próprio negócio.
Hoje, a quantidade de pessoas que moram sozinhas alcança a casa dos 7 milhões de brasileiros. Para 2020, as projeções indicam que esse total possa chegar a 18 milhões.
Sobre a pesquisa
A pesquisa sobre os hábitos de consumo de pessoas que vivem sozinhas teve uma amostra de 812 consumidores adultos (de 18 a 69 anos) e foi realizada entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011, por meio de entrevistas pessoais nos domicílios dos respondentes.
Os entrevistados eram residentes das nove principais capitais do Brasil: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.