JUSTIÇA DE SÃO PAULO DETERMINA QUE O MUNICIPIO AUTORIZE A EXPEDIÇÃO DE NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS.
9 de fevereiro de 2024Por que Rússia deve crescer mais do que todos os países desenvolvidos, apesar de guerra e sanções, segundo o FMI
18 de abril de 2024A Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid) adotará a partir de 1º de junho uma nova classificação para os fundos multimercados. Serão oito subgrupos: macro, long and short neutro, long and short direcional, trading, multiestratégia, multigestor, juros e moedas e, por fim, estratégia específica. Permanecerão os multimercados classificados como balanceados e de capital protegido. Hoje, os multimercados são classificados levando-se em conta se possuem ou não renda variável, com ou sem alavancagem.
Os multimercados macro são aqueles que procuram ganhar com as tendências dos ativos no médio e longo prazos. Os long and short neutro são aqueles que fazem operações com ações e derivativos, mas mantendo uma exposição neutra ao risco do mercado acionário. Já os long and short direcional fazem operações com ações e derivativos com o objetivo de ganhar com a diferença entre os ativos (arbitragem). Os multimercados trading buscam as oportunidades via movimentos de curto prazo nos preços dos ativos.
As carteiras multiestratégia podem adotar mais de uma estratégia de investimento, sem o compromisso de se dedicar a uma em particular. Os multimercados multigestor aplicam em mais de um fundo de gestores distintos.
Os fundos que buscam retorno no longo prazo com juros, risco de índice de preço e de moeda estrangeira estão sob o guarda-chuva dos multimercados juros e moedas. Já os multimercados que adotam estratégia de investimento que implique em riscos específicos, como commodities e futuro de índice, serão classificados como estratégia específica.