Artigos

VOLTAR
Ano : 2009 Autor : Jornalista Luciano Medina Martins

Bem-vindo à selva dos impostos

Usar o dinheiro dos fundos que deveriam ser de desenvolvimento para fechar a contabilidade governamental, reter as restituições do Imposto de Renda, defender a criação de novos impostos, sob a alegação de que não há dinheiro suficiente para a saúde e vetar a possibilidade de utilização de créditos fiscais de IPI para compensar débitos fiscais. Estas são as últimas ações do Governo Federal para economizar ou gastar um pouco mais no final do ano.

Não há muita surpresa nestes fatos quando eles são gerados pelos mesmos políticos que herdaram e mantêm vivo o pior sistema mundial de tributação. Esse é o lado escuro do excesso de gastos do governo brasileiro e da falta de controle sobre o dinheiro público.

Será que esta fome por dinheiro é conseqüência da necessidade de financiar uma super-campanha presidencial? Essa hipótese poderia ser classificada como teoria da conspiração, mas, quem se atreveria a questionar as razões do “político mais popular do mundo"? Certamente não os que ganham a vida com o dinheiro dos contribuintes.

Enfim, o Brasil ainda está embevecido com o anúncio dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio, e se você for um bom patriota, você tem que celebrá-lo com alegria contagiante.


VOLTAR