O país registrou em janeiro 186.549 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos. Isso representa uma tentativa de fraude a cada 14,4 segundos no país. Em relação ao mês anterior, houve queda de 2%, mas alta de 8,2% em relação a janeiro de 2013. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Serasa Experian.
Telefonia respondeu por 84.310 registros, totalizando 45,2% do total de tentativas de fraude realizadas em janeiro de 2014, alta em relação aos 42,0% registrados pelo setor no mesmo mês de 2013. Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) – teve 51.517 registros, equivalente a 27,6% do total. No mesmo período no ano passado, este era o setor respondeu por 30,7% das ocorrências.
O setor bancário é o terceiro do ranking de registros em janeiro de 2014, com 33.734 tentativas, 18,1% do total. No mesmo período de 2013, o setor respondeu por 17.7% dos casos.
O segmento varejo teve 13.531 mil tentativas de fraude, registrando 7,3% das investidas contra o consumidor em janeiro de 2014, queda em relação aos 7,9% observados em janeiro de 2013. O ranking de tentativas de fraude de janeiro de 2014 é composto ainda por demais segmentos (1,9%).
Principais golpes
Conforme a pesquisa, as principais tentativas de golpe estão ligadas a emissão de cartões de crédito, financiamento de eletrônicos, compra de celulares com documentos falsos ou roubados, abertura de conta, compra de automóveis e abertura de empresas.