A maioria dos empresários brasileiros gostaria de ter mais incentivo para a fabricação de produtos complementares na América Latina. É o que revela o IBR (Internacional Business Report) 2011 da Grant Thornthon divulgado nesta terça-feira (12).
De acordo com os dados, a resposta foi apontada por 52% dos entrevistados, o que representa um aumento de 13 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre.
Incentivos fiscais
Em segundo lugar, os empresários disseram que gostariam que os governos da América Latina oferecessem incentivos fiscais para as companhias que investem na região, com o indicador chegando a 50%. Além disso, 48% dos executivos declararam que desejam oferta de crédito mais fácil para as empresas com presença em mais um país latino-americano.
Entre os outros itens mencionados, estão a criação de uma moeda comum, com 18%, taxa de câmbio comum para o dólar (26%), estratégia conjunta para posicionamento da região (38%) e quotas de importação para certos produtos (38%).
Para o diretor da área de Tributos da Grant Thornton Brasil, Leandro Scalquette, apesar da instabilidade econômica mundial, o empresariado brasileiro se mostra disposto a investir no estrangeiro, principalmente em outros países da América Latina em que os resultados macroeconômicos estão sendo mais positivos e o investimento é mais atrativo.
“Dessa forma, a pesquisa revela a importância de se debater as medidas que fortaleçam a produção da região”, finaliza.