Criados para reunir em um único local serviços públicos e concessões, os três Postos Práticos de Atendimento da Capital agilizam o acesso da população a atividades como recolhimento de taxas, emissão de guias e documentos, prestação de serviços fiscais e de serviços de concessão de água e luz. Os Postos Práticos de Atendimento Público funcionam em Campo Grande desde 2003. A partir de 2005, o horário de funcionamento foi alterado em todas as unidades, atendendo a população dos bairros mais populosos da Capital das 8h às 16h. Em cada um deles existe um escritório de atendimento da Agência Fazendária (Agenfa), da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), do Detran e da Fundação do Trabalho e Qualificação Profissional (Funtrab). Em novembro será a vez da Agência Estadual de Habitação (Agehab) se instalar nos três postos de atendimento, oferecendo os serviços de inscrição para os projetos habitacionais do Estado. Entre os serviços fiscais disponíveis estão a emissão de guias e o recolhimento de pagamento do IPVA e do Licenciamento Anual de Veículos e de documentos eletrônicos, como a Declaração Anual do Produtor Rural (DAP) e a Guia de Informação e Apuração (GIA) do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) (antes só prestados na Agência Fazendária do Centro). Os Práticos também emitem documentos de identidade, certidões negativas fiscais e de antecedentes criminais, disponibilizam relações de vagas de trabalho e encaminhamentos de trabalhadores, recebem pagamentos de contas e prestam – através das concessionárias – de atendimento sobre serviços de água e luz. Veja abaixo os endereços dos postos Práticos da Capital: – Prático – bairro Coronel Antonino – rua Santo Ângelo, 51 (ao lado do terminal General Osório). Fone: 3314-4774; – Prático – bairro Aero Rancho – avenida Marechal Deodoro, s/n – (em frente ao terminal do Aero Rancho). Fone: 3314-6281; – Prático – Vila Concórdia – avenida Guri Marques, 5111 (em frente ao terminal Guaicurus). Fone: 3317-2820.