Obama Shows That Ignoring a Chavez-like Dictator Is Best: View
7 de julho de 2011Deficit Negotiators Hit Reset
11 de julho de 2011A Petrobrás informou que o poço 9-RJS-660, no campo de Lula, registrou o maior volume de produção da companhia para o mês de maio, alcançando uma produção média de 28.436 barris de óleo por dia (bpd). Esse poço é o primeiro a produzir comercialmente no pré-sal da Bacia de Santos. O consórcio que desenvolve a produção no bloco BMS-11, onde está localizado o campo de Lula, é formado pela Petrobrás, que é a operadora, com 65% de participação, a BG Group (25%), e a Galp Energia (10%).
De acordo com a companhia, o resultado confirma o alto potencial dos reservatórios do pré-sal brasileiro, e, se considerada a produção de óleo mais gás natural, o volume alcançou 36.322 barris de óleo equivalente por dia (boed).
O poço está interligado ao FPSO Cidade de Angra dos Reis e é o primeiro dos seis poços de produção a serem conectados ao FPSO. Além desse poço, já está conectado à plataforma um poço injetor de gás que, desde o início de abril de 2011, reinjeta no reservatório gás produzido pelo 9-RJS-660. Conforme comunicado, estão previstos também mais dois poços injetores, dos quais um de água e outro que alternará injeção de água e gás. A previsão é que o FPSO Cidade de Angra dos Reis esteja produzindo cerca de 100 mil bpd ao longo do ano de 2012.
