JUSTIÇA DE SÃO PAULO DETERMINA QUE O MUNICIPIO AUTORIZE A EXPEDIÇÃO DE NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS.
9 de fevereiro de 2024Por que Rússia deve crescer mais do que todos os países desenvolvidos, apesar de guerra e sanções, segundo o FMI
18 de abril de 2024O mercado não pode precisar quando os juros irão começar a ser reduzidos no Brasil. Mas ninguém duvida de que o processo irá ser iniciado em breve, a não ser que a inflação volte a trazer surpresas desagradáveis.
A taxa Selic está hoje em 13,75% anuais. Segundo a última pesquisa semanal do Banco Central, feita com instituições financeiras, a expectativa é que a taxa esteja em torno de 12% no final de 2009. Ou seja, mesmo com a esperada redução da Selic, as aplicações que acompanham os juros tendem a manter retornos elevados neste ano.
\”Se formos comparar a outros países, o retorno pago pelas aplicações aqui no Brasil é muito elevado\”, afirma Jason Freitas Vieira, economista-chefe da UpTrend Consultoria Econômica.
\”Se a inflação permitir, a taxa básica poderá começar a ser cortada já na primeira reunião do Copom, neste mês. Mas as taxas não vão despencar. Acho que a Selic pode estar entre 12% e 12,5% no fim do ano.\”
A primeira reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) ocorrerá nos próximos dias 20 e 21. O Copom realizará oito encontros em 2009 para discutir e definir a taxa de juros brasileira.