A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal terão que cumprir metas em relação ao tempo que os passageiros passam na fila de checagem dos passaportes e da alfândega, nos aeroportos brasileiros. Entra em vigor na próxima semana uma portaria que fixa em 16 minutos o tempo médio de espera na fila da PF e em 8 minutos na fila da Receita. A norma foi aprovada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) e tem como objetivo igualar esses serviços aos padrões internacionais. As novas regras valerão também para períodos de alta temporada e grandes eventos.
Durante a Copa do Mundo, o governo montou um esquema especial nos aeroportos das cidades-sede dos jogos para facilitar o ingresso de turistas no país e, assim, o tempo médio de espera na fila da PF foi de 9 minutos e na alfândega, de 4 minutos. A experiência, segundo o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, indica que os dois órgãos têm condições de seguir as novas regras.
Atualmente, o tempo na fila varia nos aeroportos internacionais. Em alguns, o prazo de espera já está abaixo da meta que será adotada, como é o caso do Galeão. Em outros, está bem acima. Segundo dados da SAC, em Manaus, por exemplo, o usuário gasta 19 minutos na fila do passaporte e 11 minutos, na alfândega. Em Fortaleza, são 20 minutos em média na fila da PF e 4, na Receita. Em Brasília, são 25 minutos em média na fila na PF e no novo aeroporto de Natal (em São Gonçalo do Amarante), 19 minutos.
Em contrapartida, o passageiro que passa pelo Galeão permanece 9 minutos na fila do passaporte e 4 na fila da alfândega, em média. Em Guarulhos, são 14 minutos na fila da PF e 3 na fila da Receita. Em Porto Alegre, são 8 minutos e 6 minutos, respectivamente. Os números se referem a tempo médio (fluxo) na fila e são referentes ao mês de agosto.
PERÍODOS DE PICO
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Para o ministro Moreira Franco, os números não são constantes e, dependendo do volume de passageiros, há período de pico, principalmente no Galeão e em Guarulhos, onde o tempo de espera fica acima das metas que serão adotadas. Já o tempo médio de espera na fila da PF em Brasília, Manaus e de Natal é considerado elevado pela SAC.
— Nós queremos garantir aos passageiros um serviço de melhor qualidade, com conforto, segurança e bem-estar — disse o ministro ao GLOBO.
Segundo ele, há um esforço de todos os órgãos que atuam nos aeroportos para aumentar a eficiência dos serviços. Antes da criação da Comissão Nacional das Autoridades Aeroportuárias (Conaero) e sobretudo durante o caos aéreo havia resistência por parte dos servidores da PF e da Receita em trabalhar de forma coordenada com os demais órgãos do governo. Segundo Moreira Franco, a resistência foi superada.