JUSTIÇA DE SÃO PAULO DETERMINA QUE O MUNICIPIO AUTORIZE A EXPEDIÇÃO DE NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS.
9 de fevereiro de 2024Por que Rússia deve crescer mais do que todos os países desenvolvidos, apesar de guerra e sanções, segundo o FMI
18 de abril de 2024Foi iniciada há pouco no plenário da Câmara a comissão geral sobre os efeitos da crise financeira internacional.
O economista João Paulo dos Reis Velozo, presidente do Fórum Nacional, entidade que reúne pesquisadores em ciências sociais, disse que é preciso criar um complexo industrial em torno do pré-sal, para explorá-lo gerando tecnologia e renda para o Brasil.
Velozo foi ministro do planejamento de 1969 a 1979, nos governos Geisel e Médici, e atravessou a crise do petróleo de 1973, em que o preço do produto subiu 300%. Em sua avaliação, o Brasil soube aproveitar aquela crise e hoje não depende mais do mercado internacional de petróleo.
Segundo ele, a chave é manter a renda dos setores vitais da economia, com oferta de crédito. Além disso, ele citou dez setores que apresentam oportunidades econômicas, como biotecnologia, software e desenvolvimento da Amazônia. “Nós estamos sendo atingidos, mas podemos ter a reação adequada”, disse.
Acompanhe o debate ao vivo pela TV Câmara
Ao abrir os trabalhos, o presidente da Câmara, Michel Temer, explicou que o objetivo da comissão geral será fornecer embasamento para os relatórios finais das comissões instaladas pela Câmara para acompanhar a crise. Nos próximos dias, as comissões devem completar as sugestões a serem apresentadas para enfrentá-la.