Bovespa Extends Longest Rally in Three Months on Rate Bets
4 de abril de 2011Brasil aplica tarifa antidumping para viscose da China e solvente dos Estados Unidos
6 de abril de 2011O Banco Central da China elevou as taxas de juros do país pela quarta vez desde outubro de 2010, como parte de seus esforços para conter as pressões de preços.
A taxa de depósito de um ano será aumentada a partir de 6 de abril em 0,25 ponto percentual, para 3,25%, enquanto a taxa de empréstimos subirá em 0,25 ponto, para 6,31%.
“Isto reflete as preocupações das autoridades chinesas sobre o superaquecimento em alguns setores da economia”, disse James Shugg, economista da Westpac, em Londres.
“Alguns dos setores estão crescendo a dois dígitos. A subida também reflete o tema da moeda desvalorizada. Nós esperamos que a taxa de empréstimos suba até 6,56% até junho”, disse.
A inflação de preços ao consumidos chinês subiu para 4,9% em fevereiro, empurrada por um aumento de 11% nos preços dos alimentos.
Até agora, as queixas sobre o aumento dos preços são pequenas, mas a inflação já provocou graves distúrbios sociais na China no passado.
O Banco Central aumentou as reservas bancárias em 0,5 ponto percentual para 20% em 18 de março, para bloquear o dinheiro que os bancos poderiam emprestar e, potencialmente, alimentar a inflação em na economia de maior crescimento no mundo.
