Has the global exchange industry lost its marbles again?
14 de fevereiro de 2011Economia brasileira já dá sinais de desaquecimento, diz Arminio Fraga
16 de fevereiro de 2011O Banco do Japão (BoJ, central) manteve nesta terça-feira (15/2) a taxa básica de juros entre zero e 0,1% ao ano. A decisão foi unânime entre os membros do comitê de política monetária.
Em comunicado, a autoridade monetária afirmou que a economia do Japão está “gradualmente saindo da fase de desaceleração”.
Tendo em vista a melhora do cenário mundial, liderada por países emergentes e economias exportadores de commodities, o BoJ destaca que as exportações e a produção do Japão já mostram sinais de retomadda.
Quanto ao mercado de trabalho, o BC japonês aponta que a situação manteve-se grave, “mas o grau de gravidade diminuiu um pouco”.
A autoridade monetária considera ainda que os preços continuarão a cair.
Para a economia do Japão superar a deflação e retornar ao crescimento sustentável, com estabilidade de preços, o BoJ continuará a contribuir de forma consistente através de três frentes: perseguir a flexibilização da política monetária, garantir a estabilidade do mercado financeiro e prover apoio para fortalecer os fundamentos econômicos.
