IMF Says China Downside Risks Significant
25 de julho de 2012Remédios sem receita médica voltam a ser vendidos fora do balcão das farmácias
27 de julho de 2012O Banco Central Europeu (Eurobanco) estuda alternativas para os países que sofrem de forma mais intensa os impactos da crise econômica internacional e estão em dificuldades para garantir o pagamento da dívida soberana, como a Espanha, França e Itália. A expectativa é que as medidas sejam colocadas em prática nos próximos meses.
Pela proposta preliminar, as medidas incluem a a ampliação das chamadas garantias aos bancos para financiamentos e incentivos aos investidores, além de um programa compra de ativos. No entanto, as alternativas podem esbarrar em restrições do Bundesbank da Alemanha.
As críticas à proposta contam com a campanha liderada pela Alemanha e o apoio da Áustria, da Finlândia, da Holanda e de Luxemburgo. Os representantes desses países levantam dúvidas sobre a possibilidade de riscos excessivos assumidos pelo Banco Central Europeu. Os bancos centrais na Holanda e na Áustria mostraram mais flexibilidade nas últimas declarações públicas.
O Eurobanco solicitou relatórios técnicos para avaliar a capacidade de caixa e as ferramentas possíveis para adoção das medidas. No estudo, há a proposta de criar fundos de resgate para comprar dívida na Espanha, Itália e França.
