A VisaNet já começou a preparação para ser tornar uma empresa multibandeira, que aceita os mais diferentes cartões. A primeira medida foi tirar qualquer alusão a palavra Visa de seu nome.
Ontem, a VisaNet anunciou a troca de nome para Cielo (que significa céu em espanhol). “Não ficaria bem credenciar estabelecimentos para a MasterCard com a marca Visa no nosso nome”, diz Rômulo de Mello Dias, presidente da empresa.
A VisaNet faz o cadastramento de lojistas para a Visa com exclusividade. Em 30 de junho de 2010, o contrato acaba. Outras empresas vão poder credenciar para a Visa e a Cielo vai poder credenciar para outras bandeiras. Na mira, está o cadastramento para MasterCard, American Express, Diners e outras bandeiras menores.
Segundo Mello, para mudar o nome, uma das preocupações foi evitar palavras batidas como “card” (cartão), “net” (rede) e “pay” (pague). “Essas palavras restringem o universo do nosso negócios. O pagamento não é só com cartão. Tem o celular e outros serviços, como pagamento de contas e recargas. O céu é o limite.”
Na sexta-feira, a Cielo começa uma campanha de marketing para divulgar o novo nome em jornais, revistas e televisão. Terá comerciais até nos intervalos do “Fantástico”, como sua rival, a Redecard, que começou uma série de anúncios para se mostrar como uma empresa “multibandeira” e “democrática”.
Relatório divulgado ontem pela corretora Link conclui que a Cielo terá vantagens competitivas para atuar no sem exclusividade, por conta de sua rede maior que a da Redecard e forte presença nacional de seus bancos controladores (Bradesco e Banco do Brasil).