Stocks Dive Again on Europe, Economy Fears
11 de agosto de 2011Brasil terá taxa preferencial em setembro
15 de agosto de 2011Durante evento promovido pela revista IstoÉ Dinheiro, que premia as melhores empresas do país, o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, voltou a dizer que o Brasil “fez o dever de casa” para conter a crise econômica mundial.
“O Brasil está preparado, fez o dever de casa. Nós, do Banco Central, junto ao governo, adotamos uma política ampla e consistente para trazer a inflação de volta ao controle”, disse Tombini, ressaltando que o objetivo do governo, de inflação de 4,5% para o consumidor, será atingido em 2012.
Segundo Tombini, apesar de algumas medidas que foram tomadas pelo governo e pelo BC tenham sofrido muitas críticas, “elas deram segurança e segurança num momento em que estamos diante de uma possibilidade de agravamento da crise internacional”. Para ele, o Brasil tem respondido “com qualidade” a esse período que chamou “de grande desafio” na economia mundial.
“O importante, nesse momento, é manter a rigidez fiscal, que tem ajudado no controle da inflação e no trabalho do Banco Central e que tem diferenciado o país das outras economias”.
Por meio de uma mensagem gravada e transmitida aos empresários presentes ao evento, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, também adotou o mesmo discurso. Na mensagem, Mantega assegurou que “o Brasil está muito bem preparado para enfrentar os problemas que podem advir dos países avançados”.
“Não vamos deixar a crise externa derrubar nossa economia, reduzir nossos empregos e tudo o que construímos nesses anos de luta. O governo está preparado para tomar todas as medidas necessárias para garantir a manutenção dos investimentos, do crédito e dos empregos dos brasileiros”, disse Mantega.
