JUSTIÇA DE SÃO PAULO DETERMINA QUE O MUNICIPIO AUTORIZE A EXPEDIÇÃO DE NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS.
9 de fevereiro de 2024Por que Rússia deve crescer mais do que todos os países desenvolvidos, apesar de guerra e sanções, segundo o FMI
18 de abril de 2024O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse neste domingo que a alta do dólar em relação ao real terá impacto limitado sobre a inflação. Na sexta-feira, a moeda americana atingiu valor de R$ 2,14, o maior em quatro anos.
— Nossa desvalorização tem sido mais moderada que a de outras moedas — justificou Tombini, em entrevista durante conferência em Istambul, na Turquia.
O risco de a alta do dólar elevar a inflação é uma das maiores preocupações de economistas e do próprio governo. Em abril, a inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 0,55%, atingindo 6,49% nos últimos 12 meses. A meta de inflação do governo é de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais e para menos.
O presidente do BC afirmou ainda que o país está preparado para o fim do período de política monetária frouxa nos EUA porque mantém amplas reservas internacionais e baixa exposição a juros e ao câmbio de outros países.
No fim da sexta-feira, depois do valor recorde do dólar, o BC elevou sua taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual, para 8% ao ano.