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18 de abril de 2024Os primeiros dias de funcionamento da Receita Federal do Brasil, batizada de Super-Receita, está se transformando em um transtorno aos contribuintes e pode se estender por até três meses. O maior problema é que os sistemas da “antiga” da Receita Federal, responsável pelos tributos federais, e da Receita Previdenciária, que cuidava dos pagamentos da contribuição patronal ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que foram unificados, ainda não funcionam de forma conjunta e, com isso, propicia lentidão nos processamentos nos Centros de Atendimento aos Contribuintes (CACs).
Segundo empresas de serviços contábeis, os funcionários de alguns postos do órgão, com nova roupagem, ainda não sabem informar de maneira precisa os passos que os contribuintes têm que dar após requisitarem documentos que antes eram pedidos nos dois órgãos. “São Paulo e Rio são os principais centros de atendimento e se o sistema de tecnologia não se ajustar rápido vamos presenciar um caos em pouco tempo”, diz o gerente da Confirp Consultoria Contábil, Flávio de Oliveira.
A unificação do atendimento vale somente para empregadores. Os empregados continuarão a ter um atendimento dividido. Segundo o presidente do Sindicato Nacional do Analista Tributário da Receita Federal, Paulo Antenor de Oliveira, o transtorno deve perdurar por três meses porque os dois órgãos usavam sistemas diferentes de processamento. “A Receita usava o sistema do Serpro e Previdência a Dataprev, o que gera falta de reconhecimento para transmissão de dados. Se isso não ocorrer rápido caos estará estabelecido”, diz Oliveira. A Receita estendeu o horário de atendimento de agendamento para os contribuintes que precisam resolver problemas urgentes.
Fonte: Gazeta Mercantil | Data: 8/5/2007
Wallace Nunes – São Paulo