Petrobras Postpones $25 Billion Stock Offering
23 de junho de 2010Veja quadro com os principais pontos do relatório da LDO
25 de junho de 2010O relator do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDOLei que define as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. Lei que define as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. ), senador Tião Viana (PT-AC), entregou nesta quarta-feira à Comissão Mista do OrçamentoA Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização é responsável pela análise das propostas orçamentárias concebidas pelo Executivo. Além disso, deve acompanhar o desenvolvimento anual da arrecadação e da execução do Orçamento, fazendo eventuais correções ao longo do ano. A Comissão vota o Plano Plurianual, com metas a serem atingidas nos próximos quatro anos; a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece os parâmetros do Orçamento; e a Lei Orçamentária Anual, que organiza as receitas e despesas que o Governo terá no ano seguinte. Atualmente, o papel do Congresso é autorizar o Orçamento, ou seja, analisar os gastos propostos e aprovar sua realização. o seu parecer, no qual restabelece a prerrogativa de o Congresso Nacional decidir sobre a suspensão da execução das obras com indícios graves de irregularidades. O governo queria restringir esta possibilidade.
Mas foi colocado no projeto que o Congresso também deverá levar em conta nas suas decisões outras informações, além das oferecidas pelo Tribunal de Contas da União (TCUÓrgão auxiliar do Congresso Nacional que tem por atribuição o controle externo dos atos financeiros, orçamentários, contábeis, operacionais e patrimoniais dos Poderes da República. ). Ou seja, os órgãos responsáveis pelas obras teriam que mostrar os impactos econômicos do atraso nos empreendimentos, os riscos sociais e ambientais, o custo da deterioração das parcelas já executadas e as medidas adotadas para o saneamento das irregularidades.
3.028 emendas
Tião Viana também propôs a reserva de 0,1% da receita para atender despesas decorrentes de projetos de lei de iniciativa do Congresso. A maior parte das 3.028 emendas parlamentares ao projeto da LDO de 2011 teve como alvo o anexo de metas e prioridades que trata das principais obras e ações do governo para o ano que vem.
Entre as principais, o senador destacou algumas ações propostas. “Assegurar uma política específica de combate ao crack no Brasil. O Poder Legislativo está dizendo sim a essa diretriz”, informa o senador.
“Uma outra emenda permite que a União peça o ressarcimento das indústrias do tabaco para as vítimas do uso do fumo no Brasil, o que já ocorre em democracias avançadas como, por exemplo, nos Estados Unidos”, acrescenta.
Agências reguladoras
Na falta da aprovação do projeto de lei que trata das agências reguladoras (PL 3337/04), Tião Viana incluiu na LDO um dispositivo para que o orçamento das agências possa ser ampliado para aquelas que tiverem cumprido metas de contratos de gestão assinados com o governo.
O senador ainda criou uma regra pela qual o crescimento percentual dos investimentos públicos deve ser superior ao crescimento das despesas correntes primárias discricionárias. Ou seja, aquelas não obrigatórias como passagens aéreas e gastos com eventos.
Segundo ele, caberá ao governo regulamentar como será cumprido esse dispositivo. “Cabe às áreas de gestão do governo a obediência à diretriz. A lei transitória da LDO apenas diz, mas a lei Orçamentária anual, que é estável, tem que ser cumprida. Esse é o nosso papel.”
Votação na próxima semana
O presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Waldemir Moka (PMDB-MS), disse que a votação do relatório deve acontecer na semana que vem. “Eu acho que tem uma ou outra divergência, mas nada que a gente não possa ainda durante a semana arredondar”, avalia o deputado. “Eu vou trabalhar sempre para que, ao chegar ao Plenário, a gente tenha um texto o mais próximo do consenso.”
De acordo com a Constituição, os parlamentares só podem sair para o recesso de julho se o projeto da LDO for votada pelo Plenário do Congresso.
