Abin monta rede para monitorar manifestação na internet
20 de junho de 2013Planalto criará pacote punindo empresas corruptoras
24 de junho de 2013O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai nomear nesta sexta-feira o novo diretor do FBI, Jim Comey, em substituição a Robert Mueller, que dirigia a polícia federal desde 11 de setembro de 2001, informou nesta quinta-feira um funcionário da Casa Branca.
O ex-funcionário do governo Bush, fiscal e especialista em segurança nacional há mais de 20 anos deu mostras de “constância, integridade e princípios inquebrantáveis em defesa tanto de nossa segurança quanto de nossos valores”, disse o funcionário em comunicado.
Nomeado logo após os atentados do 11 de setembro de 2001 como secretário-adjunto de Justiça de George W. Bush, Jim Comey, de 52 anos, exerceu o cargo de procurador federal durante 15 anos, especialmente em Nova York.
Em 2004, Comey, então secretário de Justiça interino em substituição de John Ashcroft – que estava hospitalizado – se negou a dar um aval do FBI ao programa de escutas telefônicas implantado pela Agência Nacional de Segurança (NSA).
Ele também atuou no setor privado, na indústria bélica e no mercado financeiro, “o que dá a ele uma habilidade única e uma grande compreensão das ameaças que criminosos e terroristas representam para nossa segurança física e econômica”, de acordo com o texto da Casa Branca.
Caso seu nome seja aprovado pelo Senado, este republicano deve assumir suas funções em meados de setembro, num momento em que o programa de espionagem da NSA causa grande polêmica. A utilização de drones, a investigação sobre o ataque mortal contra o consulado dos EUA em Benghazi, na Líbia, e os ataques na maratona de Boston também estarão na agenda de Comey.
Comey, que atualmente leciona direito da segurança nacional na Universidade de Columbia, em Nova York, será o sétimo diretor do FBI.
