Brazil Petrobras To Buy 50% Of Two Gabon Oil Blocks From Ophir Energy
17 de junho de 2011Ministro quer estender todos os direitos trabalhistas às empregadas domésticas
21 de junho de 2011O Senado aprovou, na última quinta-feira (16), o projeto de lei que cria a empresa individual de responsabilidade limitada. Dessa maneira, os empresários terão a possibilidade de abrir negócios individuais com capital mínimo de R$ 54,5 mil e sem comprometer seus bens pessoais com as dívidas da empresa. O projeto segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff.
Pelo atual Código Civil, para ter personalidade jurídica de natureza limitada, é preciso que duas ou mais pessoas unam capital e formem uma sociedade. Com isso, os sócios conseguem a distinção entre o patrimônio da empresa e seus patrimônios pessoais.
Com a alteração prevista na proposta, cria-se a possibilidade de constituição de empresas de mesma natureza jurídica, mas sem a exigência do sócio. Dessa maneira, empreendedores individuais podem abrir empresas seguindo as mesmas regras das sociedades limitadas, podendo também proteger seu patrimônio pessoal de eventuais riscos.
Eireli
Segundo o projeto, a empresa individual de responsabilidade limitada receberá a expressão “Eireli” após sua denominação social.
Para o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), a proposta é da maior importância para o fortalecimento da microempresa no Brasil, para a retirada da informalidade e o crescimento econômico.
Já o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) acrescentou, conforme publicado pela Agência Senado, que a proposta é “a mais importante matéria para a micro e pequena empresa do Brasil desde o advento do estatuto da microempresa e do Simples Nacional”.
