Petrobras quer reajuste já neste mês; Cetip forma aliança para liquidez
16 de janeiro de 2013Parcelamento não é causa de novação da dívida
18 de janeiro de 2013A sessão da última quarta-feira (16) foi marcada por ligeira cautela, com o mercado passando a maior parte do dia aguardando o Livro Bege nos EUA e o fim da reunião do Copom por aqui. Após passar a maior parte do pregão no negativo, o Ibovespa ganhou forças e fechou com alta de 0,10%, aos 61.787 pontos.
Essa melhora nos últimos minutos pode mostrar uma tendência positiva para o índice na sessão desta quinta-feira (17), aponta o analista da Leme Investimentos, João Pedro Brugger. Em um período onde investidores seguem com maior cautela, aguardando os primeiros resultados corporativos, referentes ao quarto trimestre de 2012, indicadores econômicos tem ditado o ritmo dos pregões.
Com os últimos números de inflação apresentando valores acima do esperado, o mercado passa a ter um foco maior nas variações do índice, além de temerem novas ações do governo em relação à economia brasileira. Com isso, o IGP-10 (Índice Geral de Preços), a ser divulgado nesta quinta, pode mexer um pouco com o ânimo dos investidores caso não venha em linha com as projeções.
Nos EUA, as dscussões sobre a dívida do país acabam se tornando o centro das atenções e qualquer alteração nos indicadores norte-americanos podem afetar os mercados. Nesta sessão teremos números da atividade industrial na Filadélfia, além de números do setor imobiliário e de desemprego.
Após manter Selic, Copom não deve mexer com investidores
Após o Copom (Comitê de Política Monetária) decidir por manter a taxa básica de juros em 7,25%, as atenções devem se voltar para a ata da reunião de ontem, que será divulgada na próxima semana. Brugger entende que como a manutenção já era esperada, não devemos ver alguma mudança no ânimo do mercado.
Um comentário mais duro na ata, a ser divulgada nas próximas semanas, mostrando uma preocupação maior do governo com a inflação principalmente, pode ajudar o mercado como um todo, na visão do analista porém, os setores de contrução e consumo poderiam ser um dos afetados negativamente.
