Brazil rebuts criticism by the OAS (Belo Monte)
7 de abril de 2011Rousseff Wants China Buying More Than Soybeans, Vale’s Iron Ore
11 de abril de 2011O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem (7) que as medidas adotadas pelo governo impediram uma valorização ainda maior do real ante o dólar. Segundo ele, se o governo não tivesse agido, a cotação da moeda americana poderia ter chegado a R$ 1,45.
Um dia após o governo anunciar que bancos e as empresas que pegarem dinheiro emprestado no exterior por menos de dois anos pagarão Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6% , a moeda americana teve uma nova queda e chegou a R$ 1,59.
“Não é uma briga fácil, é uma situação complicada pelo apetite que há sobre o Brasil. O que fazemos é moderar esse apetite”, afirmou Mantega. “Se tivéssemos deixado ao sabor dos preços de mercado, o dólar tinha mergulhado no Brasil.”
Segundo o ministro, a situação se agrava porque as economias da Europa e dos Estados Unidos estão fazendo grande emissões de moeda. “Uma das bases desse problema é que estão emitindo muito dólar nos Estados Unidos e euro na União Europeia. Esse dinheiro não tem para onde ir.”
Mantega ressaltou, no entanto, que o governo continuará atuando para “retardar” a valorização do real. “Não existe limite para as medidas que vamos tomar e continuaremos tomando para impedir que haja esse exagero.”
