Sugar rises on Brazil supply concern
25 de setembro de 2009Most Latin American economies are on the rebound
29 de setembro de 2009O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou hoje (27), na Isla Margarita, na Venezuela, que o contrato societário entre a Petrobras e a petrolífera venezuelana PDVSA já está concluído e será assinado em meados de outubro, provavelmente dia 16 ou 17, quando o presidente brasileiro retorna à Venezuela para um encontro bilateral com o presidente Hugo Chávez.
Mais cedo, o presidente Lula adiantou que o contrato seria assinado ainda na tarde de hoje, quando os dois presidentes deveriam, entre outros assuntos, revisar a agenda bilateral. O encontro, no entanto, foi adiado a pedido do presidente Lula que alegou cansaço, uma vez que vem de uma semana desgastante encerrada com o encontro dos países do G20, nos Estados Unidos.
“Então eu pedi para ele adiar [a assinatura]. E quando eu for lá, mais ou menos a partir do dia 16, 17, quando vai ter a primeira colheita da soja que a Embrapa veio aqui à Venezuela ajudar a plantar, será assinado o nosso acordo da refinaria Abreu e Lima”.
A Refinaria Abreu e Lima vai processar 230 mil barris de petróleo por dia, dos quais 50% de cada país. O valor da obra, inicialmente previsto em US$ 4 bilhões, ainda está sendo reavaliado e será divulgado quando forem concluídas as licitações. A Petrobras informou que já investiu cerca de R$ 3,5 bilhões no empreendimento.
