Instalação de CPI adiada mais uma vez
12 de junho de 2009Queda no dólar estimula mais a negociação
17 de junho de 2009As lideranças dos partidos governistas e da oposição pretendem promover, na próxima semana, uma reunião com os líderes das legendas da oposição e com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discussão da proposta de reforma tributária, informou o líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS). Ele deu a informação ao fazer um relato do encontro que os líderes aliados tiveram na quarta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A reunião (com os oposicionistas) será com uma visão de que estamos na reta final e queremos votar nas próximas semanas a reforma tributária na Câmara, disse Fontana. Ele contou que o presidente Lula, ao comentar a conversa que tivera antes com o ministro Mantega, voltou a afirmar que a votação de uma nova estrutura tributária é importante para diminuir a tributação sobre investimentos, simplificando a estrutura dos impostos e reduzindo a carga para aqueles que têm renda menor, objetivo central da reforma.
A exemplo do que dissera antes a líder do governo no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), Fontana informou que, na avaliação de Lula, se a reforma tributária for votada logo, isso vai fazer muito bem ao País, inclusive como um dos mecanismos para ajudar a enfrentar os efeitos da crise internacional no Brasil.
Fontana disse ainda que, segundo o presidente, a expectativa é de que a nova estrutura tributária por si só garanta um crescimento de 0,5% a mais por ano no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O que é muito bom para todos nós, afirmou.
