JUSTIÇA DE SÃO PAULO DETERMINA QUE O MUNICIPIO AUTORIZE A EXPEDIÇÃO DE NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS.
9 de fevereiro de 2024Por que Rússia deve crescer mais do que todos os países desenvolvidos, apesar de guerra e sanções, segundo o FMI
18 de abril de 2024Registrando queda no ritmo inflacionário, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) apontou inflação de 0,54% em fevereiro, taxa 0,40 ponto percentual menor do que a apurada no mês anterior.
No acumulado dos últimos 12 meses, o índice apresentou taxa de 6,36%, abaixo dos 6,53% vistos nos 12 meses imediatamente anteriores. Já em janeiro de 2010, o índice havia registrado inflação de 0,70%.
Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (4) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), junto do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) que por sua vez mostrou inflação de 0,80% em fevereiro.
Belo Horizonte tem maior alta
De acordo com o relatório do IBGE, o maior avanço nos índices regionais no mês passado foi registrado em Porto Alegre, com taxa de 0,88%, ao passo que o menor resultado, assim como no IPCA, ocorreu em Fortaleza, onde foi apurada inflação de 0,0,20%.
Entenda o Índice Nacional de Preços ao Consumidor
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor é calculado desde 1979 pelo IBGE em nove regiões metropolitanas do Brasil, além dos municípios de Goiânia e Brasília.
Sua diferença em relação ao IPCA, também medido pelo IBGE, é que o INPC leva em conta apenas às famílias com rendimento entre 1 e 8 salários mínimos, enquanto o IPCA considera um intervalo entre 1 e 40 salários mínimos.