O que muitos não sabem, é que os ovos de
chocolate carregam no preço uma taxa tributária que chega a 38%, segundo
levantamento nacional do Instituto Brasileiro de Planejamento
Tributário (IBPT). Isso significa que, a cada R$ 10 gastos, R$ 3,80 vão
parar nos cofres públicos. E não é só o principal símbolo da Páscoa que
traz esta armadilha. Produtos como bacalhau e vinho, muito consumidos na
Semana Santa, não escapam, registrando tributos que chegam a 43,78% e
R$ 54,73%, respectivamente.
Para os mineiros, o peso no bolso pode
ser ainda maior. Segundo cálculos do contador e advogado tributarista,
Geraldo Vieira, o ovo de Páscoa pode chegar nas gôndolas do estado com
carga de 61,25%, incluindo os impostos federais e estaduais. “Somente no
ovo o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de
Serviços) é de 18%”, afirma. Somados o Imposto de Renda, PIS, Cofins e
Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o resultado são mais
43,25% de tributação, totalizando os 61,25%.
No caso do bacalhau, os
resultados são ainda mais críticos, já que trata-se de um importado.
“Ainda é somada taxa de 10% de imposto de importação”, pondera Vieira.
Para fugir dos altos preços e garantir uma renda extra, a estudante
Rhayssa Gonçalves resolveu produzir o próprio ovo de chocolate. “Vou
vender pela primeira vez; uma unidade de 500 gramas sai por R$ 25”, diz.
“Vi que as pessoas estão reclamando muitos dos preços dos
industrializados e acho que essa é a minha chance”, acrescenta. Sem
carga tributária embutida, ela garante que seus preços estão muito mais
atrativos para produtos com qualidade semelhante. “Só utilizo chocolate
ao leite”, acrescenta.
A aposentada Imaculada Oliveira de Souza
lamenta que não veja o retorno destes impostos. “É uma coisa que pesa
muito no orçamento e não vemos os resultados. Se fosse reduzido, com
certeza os produtos estariam muito mais acessíveis”, pondera Imaculada
que não sentiu queda nos preços do bacalhau este ano, mesmo com o dólar
mais em conta. “Gosto de andar e pesquisar sempre atrás do melhor
preço”, afirma.
PESQUISA
Fazer uma cotação de valores tem sido a
melhor maneira de economizar, mesmo com os primeiros sinais de queda nos
preços na véspera da data comemorativa. Segundo levantamento do Procon
Assembleia, realizado entre os dias 11 e 12 de abril, o preço médio por
grama de todas as marcas de chocolate pesquisadas apresentaram redução
média de 13,27%. No caso dos modelos da Nestlé, os índices foram ainda
maiores, chegando à média de queda de 26,80%, acompanhado dos ovos Lacta
(-10,55%), Ferrero Rocher (-5,01%) e Garoto (-3,75%).
Mas, para
encontrar ovos mais em conta, é preciso bater muita perna já que os
valores cobrados variam muito. Ainda segundo a pesquisa, a variação de
preços pode chegar 53,81% entre os estabelecimentos no caso do modelo
Serenata de Amor de 375 gramas. Já na caixa de Ferrero Rocher Collection
com 21 unidades, a diferença é de 48,04%. Sem contar a variação de
pesos entre os ovos, que também foi registrada em três das quatro marcas
pesquisadas.