Câmara analisa projetos divergentes de reforma do Código de Processo Penal
21 de fevereiro de 2011Latin America calls for boosting ties with the Middle East
23 de fevereiro de 2011Cientistas, advogados e representantes de organizações não governamentais vão discutir o projeto que altera o Código Florestal brasileiro.
A Frente Parlamentar Ambientalista e o Instituto O Direito por um Planeta Verde (IDPV) promovem hoje o seminário “Código Florestal: Aspectos Jurídicos e Científicos”. Atualmente, a Câmara analisa o projeto de novo Código Florestal (PL 1876/99 e apensados), que foi aprovado no ano passado por uma comissão especial e está pronto para votação em plenário.
O seminário terá duas palestras: “Análise jurídica das mudanças propostas no PL 1876/99 ao Código Florestal”, com o diretor do IDPV, advogado Gustavo Trindade; e “Aspectos científicos do Código Florestal em debate na Câmara dos Deputados”, com o secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), professor José Antonio Aleixo da Silva, e com o professor Gerd Sparoveck, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).
Para a abertura do evento, foram convidados o presidente da Câmara, Marco Maia; a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o presidente do IDPV, Teodoro Irigaray; o coordenador da frente ambientalista , deputado Sarney Filho (PV-MA); e o representante da Frente Parlamentar da Agricultura, deputado Marcos Montes (DEM-MG).
O mediador dos debates será o advogado André Lima, que é diretor de Assuntos Legislativos do IDPV, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e da Fundação SOS Mata Atlântica.
Também foram convidados para comentar os debates:
– o diretor do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Luis Fernando Guedes;
– o coordenador-adjunto do programa de Política e Direito do Instituto Socioambiental (ISA)/Campanha SOS Florestas, Raul Valle;
– o ex-secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente João Paulo Capobianco;
– o coordenador da campanha de Amazônia do Greenpeace, Paulo Adário;
– o diretor do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), Rodrigo Lima.
O seminário será realizado a partir das 14 horas, no plenário 2.
Câmara de negociação
O presidente da Câmara, Marco Maia, anunciou na semana passada, após encontro com a Frente Parlamentar Ambientalista, que vai criar uma câmara de negociação com representantes das bancadas ruralista e ambientalista e do Ministério do Meio Ambiente para discutir o projeto do novo Código Florestal.
O coordenador da Frente Ambientalista, deputado Sarney Filho, reafirmou na semana passada que a proposta possui “pontos inaceitáveis”, por permitir mais desmatamentos, redução de áreas de proteção e anistia para quem desmatou há menos de dois anos.
