How to compete in Europe
9 de maio de 2012Diário Oficial publica decreto com nomes dos integrantes da Comissão da Verdade
11 de maio de 2012O diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central (BC), Luiz Awazu Pereira da Silva, disse hoje (9), após o lançamento do Plano de Ação para Fortalecimento do Ambiente Institucional, no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que a tendência de queda dos juros reais ocorre “em função dos melhores fundamentos macroeconômicos”. A isso, junta-se, também, o esforço da autoridade monetária para que a inflação convirja para o centro da meta (4,5% ao ano).
Quanto à questão da inclusão financeira, foco do plano de ação apresentado momentos antes pelo presidente do BC, Alexandre Tombini, o diretor disse que a autoridade monetária tem atuado de forma decisiva para que o atendimento bancário chegue a todas as parcelas da população. Notadamente às camadas de menor renda.
Perguntado se o aumento da inclusão não contribuiria para o crescimento da inadimplência entre as pessoas físicas, Awazu ressaltou que o BC exerce “regulação moderadora” para que a expansão do crédito se dê de forma sustentável. Citou, como exemplo, que, no final de 2010, o BC adotou medidas prudenciais para esfriar o ritmo de endividamento nas compras de veículos, pois já se observava, na época, problemas de atraso de pagamento.
