Has the global exchange industry lost its marbles again?
14 de fevereiro de 2011Economia brasileira já dá sinais de desaquecimento, diz Arminio Fraga
16 de fevereiro de 2011Mantendo trajetória positiva observada no fim da última semana, o Ibovespa avançou 1,22% na segunda-feira (14) e recuperou o patamar dos 66 mil pontos. O pregão foi marcado por um ambiente tranquilo no cenário externo, e o desempenho do índice acabou impulsionado pela balança comercial chinesa e o salto das importações de minério de ferro pelo país, propiciando valorização das mineradoras.
No entanto, para esta terça-feira (15), Adriano Moreno, analista da Futura Investimento, não espera um clima tão ameno para o mercado de ações nacional. De um lado, o analista argumenta que é cedo para falar em reversão da tendência negativa para o Ibovespa, e que o movimento de alta das últimas três sessões foi mais uma correção técnica do que uma valorização consistente do índice.
Além disso, Moreno enxerga volta da volatilidade com a aproximação do vencimento de opções sobre índice na quarta-feira (16), já que estrangeiros ainda estão posicionados vendidos (apostando numa baixa) no Ibovespa. De acordo com o analista, enquanto o fluxo de investidores não residentes continuar direcionado para fora do país, será difícil afirmar que o pior já passou.
Nem tão positivo
Justamente por causa desse descolamento, Moreno não observa com otimismo a agenda de indicadores econômicos norte-americanos. Para esta terça, são aguardados as vendas no varejo, o nível de estoques e o preços de importação e exportação nos Estados Unidos, além do índice de atividade manufatureira de Nova York.
Dados econômicos melhores por lá podem intensificar a migração dos investidores, acredita Moreno. “Com o atual descolamento, nem sempre indicadores positivos por lá ajudam o mercado brasileiro”, avaliou, afirmando que uma economia norte-americana forte intensifica a saída de dinheiro do Brasil.
