Miriam Belchior assume a Caixa e promete manter papel social do banco
24 de fevereiro de 2015Dados do HSBC na Suíça revelam contas da família Queiroz Galvão, diz colunista
26 de fevereiro de 2015A demanda por petróleo bruto está crescendo e o mercado da commodity tem mostrado tranquilidade, afirmou nesta quarta-feira o ministro do petróleo da Arábia Saudita, Ali al-Naimi, nos seu primeiro comentário público desde dezembro.
“Por que vocês querem agitar os mercados? Os mercados estão calmos…a demanda está crescendo”, disse Naimi a repórteres, às margens de uma conferência em Jazan, cidade costeira do sudoeste saudita.
A fala de Naimi repete a visão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que, em relatório divulgado neste mês, previu que o aumento do consumo dos motoristas nos EUA irá impulsionar a demanda e, possivelmente, os preços do petróleo, ao longo do ano.
A Arábia Saudita e outros integrantes da Opep estão monitorando o mercado de petróleo atentamente em busca de sinais do impacto de sua estratégia de manter o teto de produção do grupo inalterado, em 30 milhões de barris por dia, apesar da forte tendência de queda mostrada pelo petróleo desde meados do ano passado.
Recentemente, a Arábia Saudita reduziu os preços de seu petróleo vendido à Ásia, onde a demanda havia se enfraquecido.
Após perder cerca de metade de seu valor em sete meses e, posteriormente, apresentar uma breve recuperação, o petróleo do tipo Brent tem se mostrado relativamente estável esta semana, oscilando entre US$ 59 e US$ 61.
