OCDE aponta EUA como um dos países mais desiguais do mundo
16 de junho de 2014Ministro do TCU diz não se lembrar do caso da Repsol
18 de junho de 2014A Copa do Mundo e o feriado de Corpus Christi, na quinta-feira, diminuem o ritmo da CPI da Petrobras. A Comissão Parlamentar de Inquérito instalada no Senado vai ouvir nesta quarta-feira o gerente de Engenharia de Custos da estatal, Alexandre Rabello. O depoimento está marcado para as 10h15.
O engenheiro deve falar principalmente sobre um dos eixos de investigação, que trata de indícios de superfaturamento na construção de refinarias, incluindo a Abreu e Lima, em Pernambuco.
Auditoria iniciada em 2008 pelo Tribunal de Contas da União (TCU) verificou irregularidades na elaboração do projeto e execução das obras de terraplenagem, drenagem e pavimentação da unidade industrial. Faturas de serviços não previstos originalmente e aditivos de contratos também estão sob suspeita.
Alexandre Rabello será a oitava pessoa a dar explicações à comissão de inquérito que funciona no âmbito do Senado. Antes dele, a CPI já recebeu o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli; os ex-diretores da área Internacional Nestor Cerveró e Jorge Luiz Zelada; a presidente da estatal, Graça Foster; o ex-gerente-executivo Luis Carlos Moreira da Silva; o diretor de Segurança Empresarial, Pedro Aramis de Lima Arruda; além de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento, preso duas vezes pela Polícia Federal sob acusação de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.
No mesmo dia, à tarde, será a vez de a CPI Mista se reunir. Deputados e senadores farão uma reunião deliberativa para tratar dos requerimentos pendentes de votação.
