Brazil’s Supreme Court Plans to Shelve Meirelles Tax Probe
25 de março de 201076% of Brazilians like their president
29 de março de 2010A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural vai discutir com ministros a mudança no imposto de importação do glifosato chinês, herbicida utilizado para matar ervas perenes. Serão convidados para audiência pública os ministros da Fazenda, Guido Mantega; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes; do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo; das Relações Exteriores, Celso Amorim; do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge; e da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Os ministros fazem parte da Câmara de Comércio Exterior (Camex), órgão integrante do Conselho de Governo, que tem por objetivo a formulação, adoção, implementação e a coordenação de políticas e atividades relativas ao comércio exterior de bens e serviços.
Custos de produção
O autor do requerimento para o debate, deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), pretende discutir com os ministros a extinção da tarifa antidumping nas importações do glifosato da China. “Queremos mostrar que o fim da taxa diminuirá os custos de produção das lavouras e ajudará no controle da inflação, já que os preço dos alimentos podem cair com a adoção dessa medida”.
Heinze destaca que, segundo informações de técnicos da área, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio estuda uma taxa de R$ 8,2 por kg/litro importado, o que levaria ao aumento de preço, diminuição da oferta e concentração de mercado. Atualmente as empresas importadoras pagam a taxa antidumping, hoje de 2,1%, e 12% de imposto de importação. Com isso, o preço médio do produto importado está em R$ 2,80 o kg/litro.
A audiência ainda não tem data marcada
