Iran, Brazil with potentials to cooperate on nuclear activities
17 de novembro de 2009STJ diverge sobre importação paralela
20 de novembro de 2009A maior parte dos milhares de correntistas ricos cujas informações de contas no UBS serão entregues a autoridades dos Estados Unidos é suspeita de ter cometido fraudes mais grave que a simples evasão fiscal aventada inicialmente, revelaram autoridades suíças nesta terça-feira.
Os detalhes de contas correntes de aproximadamente 4.450 pessoas serão entregues para autoridades americanas para encerrar uma disputa que envolve a tradição de segredo bancário do país, segundo um acordo acertado em agosto.
A saga afetou a reputação da Suíça de ser um centro de sigilo bancário e chegou a ameaçar em dado momento o UBS.
O Departamento de Justiça da Suíça informou que os dados de cerca de 4.200 contas serão entregues com base em suspeita de “fraude avançada e grave”. A classificação cobre contas com ativos de pelo menos 1 milhão de francos suíços (US$ 986,2 mil) e 100 mil francos em receita média ao longo de pelo menos três anos, informou o Departamento de Justiça da Suíça.
A entrega de informação promete encerrar anos de investigação e de incertezas para o UBS.
A entrega de dados vale para contas mantidas no banco suíço entre 2001 e 2008 por cidadãos americanos residentes nos Estados Unidos.
O país também vai entregar os nomes de cidadãos norte-americanos com contas de empresas offshore no UBS caso eles sejam suspeitos de sonegação ou crimes similares, independentemente do fato de eles residirem nos EUA ou não.
